Share |


Parque Nacional Iguaçu

Projeto Patrimônio



O que é um Patrimônio da Humanidade?

A UNESCO e um órgão mundial que cria condições de dialogo entre as civilizações, culturas e pessoas, baseado no respeito a valores comuns. Muitas de suas ações são representadas no Brasil.


A organização instituiu a Convenção sobre Patrimônios Naturais e Culturais da Humanidade em 1972. A definição para estes Patrimônios segundo a UNESCO é:

 
I. DEFINIÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL
Artigo 1 º
Para efeitos da presente Convenção, o seguinte deve ser considerado como "patrimônio cultural":






Monumentos: obras arquitetônicas, de escultura e pintura monumentais, elementos ou estruturas de caráter arqueológico, inscrições, cavernas e combinações de características, que são de valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;


Grupos de edifícios: grupos de construções isoladas ou reunidas que, por causa de sua arquitetura, sua homogeneidade ou seu lugar na paisagem, têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;

Sites: obras do homem ou obras conjugadas do homem e natureza, e as zonas, incluindo sítios arqueológicos que tenham um valor universal excepcional do histórico, ponto, estético, etnológico ou antropológico de vista.






Artigo 2º

Para efeitos da presente Convenção, o seguinte deve ser considerado como "patrimônio natural":

Características naturais constituídos por formações físicas e biológicas ou por grupos de tais formações, que tenham um valor universal excepcional do ponto estético ou de vista científico;

Formações geológicas e fisiográficas e as zonas estritamente delimitadas que constituem habitat de espécies ameaçadas de animais e plantas de valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação;

Sítios naturais ou zonas naturais estritamente delimitadas de valor universal excepcional do ponto de vista da conservação da ciência, ou da beleza natural.



Desde 1994 existe um critério de 10 itens a serem compreendidos pelos novos proponentes a Patrimônios da Humanidade. Portanto a conquista ate agora de 18 sítios no Brasil deve ser conhecida e servir de inspiração para novas inscrições. 

Dos atuais 193 membros, 162 países enviaram sugestões de Patrimônios, no intuito de tornarem imortais as principais referências culturais e geográficas de todo o mundo.


No Brasil, esses Patrimônios estão sob proteção também do IPHAN, órgão criado em 1930 com a colaboração de brasileiros notáveis, hoje tão escassos. Eram intelectuais e artistas do Movimento Modernista, do qual Santos Dumont fazia parte, alem de Mario e Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Lucio Costa e outros.

Atualmente existem 18 locais considerados Patrimônios da Humanidade em território brasileiro, divididos em naturais e culturais. Os Patrimônios brasileiros e o ano de sua nomeação são os seguintes:

  • A Cidade Histórica de Ouro Preto/MG (1980) 
  • O Centro Histórico de Olinda/PE (1982) 
  • As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões/RS (1983)
  • O Centro Histórico de Salvador/BA (1985) 
  • O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo/MG(1985) 
  • O Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR (1986) 
  • O Plano Piloto de Brasília/DF (1987) 
  • O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato/PI (1991) 
  • O Centro Histórico de São Luiz do Maranhão/MA (1997) 
  • Centro Histórico da Cidade de Diamantina / MG (1999) 
  • Mata Atlântica - Reservas do Sudeste SP/PR (1999) 
  • Costa do Descobrimento - Reservas da Mata Atlântica BA/ES (1999) 
  • Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central (2000) 
  • Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal - MS/MT (2000) 
  • Centro Histórico da Cidade de Goiás -GO (2001) 
  • Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas - GO (2001) 
  • Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas - RN(2001) 
  • Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, SE (2010)

O Projeto Patrimônio objetiva coletar e expor informações referentes às atividades de sustentabilidade e turísticas nestes locais internacionalmente recomendados. O projeto prevê visitas e matérias exclusivas, atuais e completas com informações e imagens sobre estes patrimônios, seus estados de conservação e condições de receber os visitantes. Uma leitura sobre a conservação e iniciativas de integração destes locais com os novos desafios econômicos e demográficos impostos neste inicio de século.



Este material será apresentado de forma a tornar uma futura visita a estes monumentos, o mais enriquecedora, agradável e proveitosa possível. Conhecer estes locais e fomentar sua conservação além da criação de outros ícones que valorizem a identidade brasileira é um dever de todos que podem investir em viagens.

O primeiro local visitado foi o Parque Nacional do Iguaçu (novembro de 2011), que representa um exemplo de como a boa administração pode transformar um Patrimônio numa fonte de sustentabilidade e preservação ambiental e cultural imprescindíveis. 


Alem das Cataratas do Iguaçu ser considerada uma das Maravilhas do Mundo, a importância do Parque para a Humanidade esta consubstanciada no fato de ser esta a maior Unidade de Conservação no domínio da Mata Atlântica e o mais extenso território protegido da região central da America do Sul. Juntos os parques brasileiros e argentinos compreendem 260 mil hectares com uma das mais ricas faunas e floras existentes no planeta atualmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.