Share |

São Paulo à Francesa


A partir de agora o Olhar Turístico apresentará a cultura francesa refletida em São Paulo, as marcas históricas desta influência, as oportunidades atuais de interação com uma relação centenária e a agenda francesa de São Paulo.

Os franceses sempre foram interessados pelo Brasil e sua última colônia no país existiu até 1616, em Belém. O objetivo seria uma França Antártica ou Equinocial, mas mesmo a história seguindo rumos diferentes, o país europeu acabou influenciando a sociedade brasileira com ideais e costumes que saltam aos olhos até os dias de hoje.

Ao final do século XVIII as famílias mais abastadas brasileiras enviavam seus filhos para Montpellier, para se formar e os inconfidentes tinham os proibidos livros franceses na cabeceira da cama. No início do século XIX a Família Real chegou ao Brasil com uma comitiva francesa enorme composta de cabelereiros, artistas, costureiros, arquitetos... E assim começa a relação mais íntima entre os dois países.

Como essa relação se estende até hoje, com recordes de turistas brasileiros invadindo Paris e com produtos e serviços franceses mais presentes no Brasil, percebe-se que o interesse cultural sempre foi mútuo. Portanto, acompanhe e participe do São Paulo à Francesa que traz um grande nome parceiro: a Aliança Francesa.


Esta instituição sem fins lucrativos fundada em 1883, teve em seu comitê de elaboração nomes como Julio Verne e Louis Pasteur, entre outros. É focada na difusão da cultura e língua francesa pelo mundo. São 400.000 alunos em 130 países. Estamos em boa companhia!


Clique e confira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.