Share |

Ilhéus – Amado


Terra de Jorge Amado, esta pequena cidade no litoral sul da Bahia foi palco de duas novelas e continua, em boa parte, com o ritmo da época de Gabriela.


O destino conta com um aeroporto, cuja pista começa em um rio e termina na praia! Muito bom de ficar na avenida à beira mar, onde os aviões passam assim que decolam. Tem vôos diretos para as principais capitais, o que facilita o acesso, não só para Ilhéus, mas também a Itacaré e Ilha de Comandatuba. Uma vez em Ilhéus, esqueça a correria. Relaxe, você está na Bahia. Alugue um carro e passeie pela orla. Para o sul, vá até Olivença, famosa por suas ondas e campeonatos de surf. Para o norte, vá até Itacaré, passando por Serra Grande, que também tem uma praia linda e mirante de onde se avista o litoral até a já distante Ilhéus.


Em direção ao interior, a Rodovia Jorge Amado que liga Ilhéus a Itabuna, com vegetação e paisagens para serem vistas. A estrada contorna o Rio Cachoeira, com várias pedras e corredeiras, além das antigas fazendas de cacau da época do apogeu econômico da região. No meio do caminho, no bairro Banco da Vitória, procure pelo restaurante Panela de Moranga. Maria Marta, a proprietária, prepara frutos mar como ninguém. Experimente a Mariscada, que apesar do nome, abriga vários outros frutos do mar.

A cidade tem um aspecto nostálgico, contando com baia, morros à beira mar, igrejas e praias, muitas praias. Este é o maior litoral do estado da Bahia e tem praias ao sul e ao norte do centro. Nas praias ao sul, encontram-se os quiosques mais agitados, com areias badaladas e cheias, principalmente nos fins de semana. Ao norte, são quilômetros e quilômetros de praias semi-desertas até a divisa com o município de Uruçúca, a caminho de Itacaré. Esta estrada ecológica que liga Ilhéus a Itacaré é imperdível, pois possui uma das mais densas florestas de Mata Atlântica do litoral brasileiro, além das melhores praias da região. 

A partir da praia da Ponta da Tulha, começa um litoral sem grandes estruturas, mas de uma beleza e sossego que se espera de um paraíso tropical. A estrada proporciona lindo cenário visual, com asfalto bem sinalizado e curvas suaves. Para comer, nesta estrada vá à Cabana da Empada. As empadas são das melhores, com sabores bem diferentes. Experimente as versões de frutas locais como chocolate com cupuaçu.


      
No centro, conheça a catedral de São Sebastião, a Casa de Jorge Amado e o Teatro Municipal.
 Para refrescar, tome um chopp ou uma caipiroska de cacau no bar Vesúvio (Bar do seu Nacib – Gabriela Cravo e Canela) em frente da praça.

À noite visite também o Bataclan, um espaço que reúne museu, restaurante, loja e casa de show, que manteve a arquitetura e a ambientação da época dos coronéis.





Em outro dia de estadia, opte pelo passeio do Rio do Engenho e visite uma fazenda de cacau para aprender sobre o fruto d’ouro e a Floresta de Chocolate. Procure pelo suíço Urs, da Fazenda Recreio.






Ele oferece um passeio de barco, que se inicia na marina do Pontal e sobe o Rio do Engenho para encontrar a terceira mais antiga igreja do Brasil, à beira de uma cachoeira


Apesar de suíço, Urs demonstra grande conhecimento não só sobre a natureza local, mas sobre os detalhes históricos da colonização.

Descendo o rio até a metade do trajeto, o cicerone ancora o barco no pequeno píer de sua fazenda. Além de mostrar o processo de plantio e manuseio do cacau, ele oferece almoço típico de sua terra natal, com uma das mais belas vistas de Ilhéus.







Separe algum tempo para visitar a Fabrica de Chocolate Caseiro e comprar vários. Experimente os chocolates com alta composição de cacau. Quanto mais alto teor, melhor.

Naturalmente a Bahia lembra acarajé, portanto, no bairro do Pontal procure por Judith, e na praia do centro vá ao acarajé de Irene, numa praça de frente para o mar. Na mesma praça encontra-se o kibe do Nacib e a Banana Real, um pastel feito de banana real, açúcar e canela; só para conhecer algumas comidinhas locais. Para aqueles que apreciam, o Restaurante Chinaê, à beira da baia do Pontal, oferece caranguejos e uma vista poética de Ilhéus.
À noite, além do Bataclan, o Teatro Municipal conta com programação diversificada de apresentações.  São freqüentes na cidade os grandes shows de músicas axé e outros ritmos locais.
Para se hospedar, dê preferência ao Hotel Jardim do Atlântico.

Portanto, aproveite que é Páscoa e visite o berço do chocolate no Brasil. De quebra, um litoral belíssimo e gastronomia típica.

Boa viagem e delicie-se!


Chinae Restaurante
Av Lomanto Júnior, S/n Pontal, Ilhéus, Bahia, Brasil
Fone: Tel: (73) 3231-3324

Fazenda Recreio

Fone (73) 9973-4106 ou 9131-2482

Um comentário:

keetry disse...

mt lindoooo msm
adores2

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.