Estar próxima da capital já é uma vantagem para Embu das Artes, mas valeria a pena mesmo que mais distante fosse.
Uma cidade com forte presença artística na sua história e cultura, que conta com a famosa feira de artes e artesanato em sua praça principal, há mais de 40 anos, durante os finais de semana.
Para aqueles adeptos ao bate-volta, Embu é um prato cheio. A cidade ainda abriga inúmeras lojas de móveis e decoração, com grande quantidade de peças rústicas, mas há lojas com peças exóticas e sofisticadas.
Possui ruas pequenas e estreitas no centro histórico alem de vielas floridas de dão um ar aconchegante a toda cidade e convidam para um passeio a pé.
Vários atelieres de pintura podem ser visitados no centro e adjacências.
O Olhar Turístico visitou três das mais artísticas atrações da cidade: a Capela de São Lázaro, o Memorial Sakai e o Museu do Índio.
A Capela foi construída em 1934 e reestilizada em 1969 para harmonizar com construções de arquitetura colonial de Embú. Ela abriga uma das mais importantes obras de Cássio M’Boi. Com a casa sempre freqüentada por artistas como Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Candido Portinari e outros, Cássio produziu peças consideradas originalmente brasileiras, sem influência do modelo europeu.
Já o Memorial Sakai de Embu reúne obras de um dos maiores representantes da escultura em Terracota do Brasil, Tadakiyo Sakai. Este japonês de Nagazaki teve a honra de iniciar-se nas artes sob orientação de Bruno Giorgi e Vitor Brecheret
O Museu do Índio foi planejado pelo artista Walde-Mar de Andrade e Silva que também é pesquisador da cultura indígena. O Museu conta em seu acervo de várias formas de arte indígena, de várias tribos e etnias do Alto Xingu, onde o artista viveu com os irmãos Villas Boas.
Serviço
Cabana do Embu
Largo 21 de Abril, nº 259 - Centro
Embu das Artes - SP
fone (11) 4704.2749
www.leitaopururuca.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Siga-nos e Descubra muito mais.