Share |
NIHONJIN Vencedor do 1º Prêmio Benvirá de Literatura


Hideo Inabata é um japonês orgulhoso de sua nacionalidade, que chega ao Brasil na segunda década do século XX com o objetivo de enriquecer e cumprir a missão sagrada de levar recursos ao Japão, conforme orientação do imperador. O trabalho no campo, a adaptação ao Brasil, a morte da primeira esposa e os conflitos com os filhos Haruo e Sumie são um teste para a proverbial inflexibilidade do nihonjin (japonês). O narrador, neto do protagonista e filho de Sumie, empresta voz e visão contemporânea à transformação do avô e do seu sonho de voltar rico para casa.


Esse é o fio condutor do romance de Oscar Nakasato, ganhador do primeiro Prêmio Benvirá de Literatura, criado em 2010 pela Editora Saraiva para promover a produção literária nacional do país. O prêmio será entregue ao autor no próximo dia 23 de maio, simultaneamente à chegada do livro às livrarias.

Os três jurados convidados pela Saraiva, Ana Maria Martins, Nelson de Oliveira e José Luiz Goldfarb (coordenador), justificaram da seguinte forma a escolha de Nihonjin, entre 1.932 obras concorrente, recorde para prêmios do gênero no país:

“Esse romance é, antes de tudo, uma competente reconstrução histórica da imigração japonesa, tema pouco presente em nossa literatura. Sua força literária está não apenas na linguagem direta e sem firulas, nos personagens e nos conflitos marcantes, mas também no poder de comover o leitor. Independente de nossa origem étnica, o romance de Oscar Nakasato emocionou a todos, que se identificaram intensamente com os personagens e os conflitos narrados.”

Sobre o autor:
Oscar Nakasato é paranaense, neto de imigrantes japoneses. Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Paulista, é professor de Literatura e Linguagem na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Apucarana. Em 1999, foi premiado com os contos “Alô” e “Olhos de Peri” no Festival Universitário de Literatura, promovido pela Xerox do Brasil e pela Editora Cone Sul. Em 2003, venceu o Concurso Literário da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Prêmio Especial Paraná, com o conto “Menino na árvore”.

Sobre o Prêmio Benvirá de Literatura:

Lançado oficialmente durante a última Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com o objetivo de promover a produção literária nacional, o Prêmio Benvirá de Literatura recebeu 1.932 inscrições durante o período de agosto até seu encerramento, em 30 de novembro de 2010. Autores de todo o Brasil enviaram originais inéditos de ficção, por meio do site www.benvira.com.br. A avaliação final foi feita pelo júri composto por José Luiz Goldfarb (coordenador), Nelson de Oliveira e Ana Maria Martins.

A 1ª edição do Prêmio, que deve ser realizado bienalmente, contou com dois importantes apoios: da International Paper, que cedeu papel Chambril Avena, e da RR Donnelley, que fará a impressão dos 25.000 exemplares. Além da venda ao mercado nas livrarias de todo o país, as parcerias viabilizarão a distribuição da obra gratuitamente a bibliotecas estaduais e municipais e professores das redes pública e particular, dentro da proposta de estimular e difundir a literatura nacional.


EDITORA SARAIVA
Titulo: Nihonjin
Autor: Oscar Nakasato
Selo: BENVIRÁ / 1ª Edição / 2011/ 176 págs.
R$ - 19,90


Televendas: (11) 4003-3390 
Vendas pela Internet: http://www.saraiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.