Share |

Cultura no Parque e Gastronomia em Moema

A Bienal é hoje uma das mais importantes instituições de arte do mundo e foi criada para incentivar e intensificar a aproximação da população com o que há de mais novo e relevante no cenário artístico atual.

A conhecida e consagrada Bienal de São Paulo acontece há cada dois anos, mas ao completar 60 anos a instituição resolveu intensificar sua vocação educacional promovendo o Bienal Mais. Este criado para ser uma possibilidade de aprofundamento nas atividades da Bienal e na arte contemporânea. Por isso acontece no ano intermediário entre as Bienais e possibilita várias formas de interação e formação culturais. 

Este ano, para inaugurar o Bienal Mais, a Coleção Astrup Fearnley ocupa o Pavilhão da Bienal até 4 de dezembro. A coleção composta por 219 obras pertence ao Astrup Fearnley Museu de Arte Moderna de Oslo, na Noruega. 

É voltada para artistas consagrados que vivem nos Estados Unidos e considerada uma das mais atualizadas sobre o que acontece hoje na arte contemporânea mundial. Alem de nomes como Jeff Koons, Matthew Barney, Richard Prince e Cindy Sherman, a exposição traz outros trabalhos de artistas mais jovens, porém já em evidencia. 


Na entrada da mostra está exposto um conjunto de obras do britânico Damien Hirst, considerado um intruso nesta mostra de norte americanos, mas isto é porque muitos deles foram influenciados pelo inglês. Suas obras estão entre as mais rentáveis do mercado atual. Damien passou uma parte de sua vida trabalhando com cadáveres e sua obra tem a morte como tema, portanto prepare-se.


Entre os norte americanos, Matthew Barney, ex atleta e modelo, já utiliza mais materiais sintéticos e insere audiovisual em suas montagens.

Ele é responsável pela criação Cremaster Cycle, composto por 5 filmes considerados brilhantes conquistas do cinema avant garde.

Estes artistas estão representados por meio de grandes séries de obras inéditas no país. 

Tom Sachs, que já teve obra exposta na Bienal desconstrói marcas e explora o contexto pop e sociedade de consumo.

Cindy Sherman está voltada para a representação da mulher na arte em diferentes épocas. Sua obra é composta de auto fotografias em várias representações.

Charles Ray inspira o trabalho de outros artistas com seu tema em torno da ilusão e da realidade.

Jeff Koons, um dos mais conceituados, utiliza materias do cotidiano fora de suas funções habituais e possibilita ao visitante várias leituras de sua obra. 

Num dos trabalhos ele obteve a ajuda de um Premio Nobel para expor bolas de basquete flutuando em líquido transparente; Three Ball Total Equilibrium Tank (1983).


Felix Gonzalez-Torres, cubano já falecido, mas que morava nos Estados Unidos prima por sua originalidade em obra que oferece pedaços que você pode interferir. Em uma instalação, balas de hortelã dispostas no chão podem ser pegas para consumo, interferindo assim na obra que retrata uma relação. Outros trabalhos também permitem que o visitante leve parte consigo.

Um dos andares é ocupado por artistas em destaque e que oferecem um mapeamento da situação artística, crítica e sociocultural nos Estados Unidos. Esta exposição coletiva foi inicialmente intitulada Uncetain States of America - século 21 e é resultado de uma loga viagem de três curadores por ateliês, galerias, espaços alternativos e museus dos Estados Unidos. Algumas obras são chocantes e intrigantes, pois o belo contemporâneo propõe o estranhamento e o questionamento da linguagem e sua leitura.



Bem próxima ao Parque do Ibirapuera está a Forneria do Santa, uma casa aconchegante que parece uma vila em seu interior. Todas as peças utilizadas e expostas nos vários ambientes da Forneria estão à venda. São peças de artesanato, móveis e objetos de demolição, enfim uma atração a mais para curtir quando estiver aqui. 

Quer mais? Nenhum prato é igual a outro, todos são diferentes e um mais bonito que o outro. Mas o motivo principal para se visitar este restaurante são as especialidades que saem do amplo forno à vista dos clientes. 


Num ambiente romântico, com luzes ambiente e castiçais, o Forneria convida para um jantar dos mais intimistas. O chef Marcelo Tanus oferece em seu cardápio várias entradas, pizzas maravilhosas, bruschettas, carnes e massas. 

Mas o motivo pelo qual sugerimos este restaurante foi para conhecer o Hamburguer Forneria do SantaEsta iguaria sai do forno envolto em massa de pizza, como se fosse um calzone! 

Trata-se de um hamburguer feito de carne moída, recheado de carne de rabada desfiada, feito ao vinho tinto e é servido com queio derretido envolto e cebolas caramelizadas. Fantástico! Carne de consistência extremamente macia e saborosa envolta em massa de pizza fina e crocante. 

Acompanha Lascas e saladinha. As lascas são pedaços de massa de pizza temperados com limão siciliano, molho pesto, parmesão, azeite e sal, assados e crocantes.

                       

Pizza para sobremesa? Aqui uma das especialidade é uma massa doce, pré assada que vem coberta de morango com nutella (creme de cacau com avelã) e sorvete de creme. Massa crocante e delicada coberta de uma nutella deliciosa, leve e cremosa. Irresistível!


Programa repleto de novidades...


Serviço

Em Nome dos Artistas
Pavilhão da Bienal - São Paulo - SP 
Até 4 de Dezembro
Fechados às Segundas


Forneria do Santa
Av. Ministro Gabriel de Resende, 139 - Moema - São Paulo - SP 
A partir das 19:00 hs.
Fones: (11)5054-1199 begin_of_the_skype_highlighting            (11)5054-1199      end_of_the_skype_highlighting



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.