Share |

Possibilidades indígenas em São Paulo

Artesanato Guarani fabricado pelos índios da aldeia Krukutu em São Paulo

Existem meios diferentes e surpreendentes de entrarmos em contato mais aprofundado com outras culturas. No turismo, este tem sido um dos mais importantes motivos indutores de viagens, notadamente internacionais. Os programas de TV a cabo também oferecem ampla gama de documentários sobre povos do mundo inteiro. São Paulo permite entrar em contato com inúmeras destas culturas, inclusive a indígena, por meio de visitação às aldeias e experiências gastronômicas, além de exposições e eventos permanentes e itinerantes.

A principal nação indígena deste país único foi a Guarany. A compreensão das bases de convívio com os colonizadores supõem que fossem catequizados, escravizados e suas terras sendo reduzidas.

Todo índio precisa ter um cachimbo
 para adentrar as matas
Na região sul desta enorme cidade existe áreas de preservação ambiental, onde ainda estão instaladas algumas “aldeias” indígenas em meio a amplas áreas verdes da APA Capivari - Monos.

Assim como seus antepassados, até recentemente esses indígenas vêm vivendo de assistencialismo, que mesmo em sua melhor intenção infringe o modo de vida e a cultura milenar deste povo brasileiro. Por este motivo, visitar a aldeia representa muito mais contato informativo e sociológico, do que visual e folclórico tradicional. Em horários pré- agendados existem apresentações, programas educacionais e outras interações turísticas, além de trilhas monitoradas e venda de artesanatos. Mas é na conversa com os líderes que se pode compreender a atual situação, valores e anseios destes brasileiros originais.

O acesso às reservas pode ser feito tanto pela Zona Sul (Av. Teotônio Vilela), com através da   Rodovia dos Imigrantes (saída 39), esta garantindo paisagem que combina mais com fim de semana. O caminho até a aldeia é em meio à mata fechada de grande beleza e tranquilidade.

Curioso foi que o contato mais expressivo com a cultura indígena em São Paulo pode ser percebido nos nomes de ruas e bairros, além de rios e outras cidades. Os alimentos introduzidos por eles em nosso cardápio são principalmente a mandioca, o milho, além frutas e peixes. Mas certamente com excesso de talentos gastronômicos disponíveis na cidade, encontram-se pratos de sabores reconfortantes e surpreendentes.

Um dos principais representantes desta culinária é o Restaurante Amazônia Amazônia, na Bela Vista. Em meio às cantinas de povos europeus característicos do bairro, um chef paraense dispõe em seu Buffet, algumas das principais jóias da culinária mestiça do norte do país.

Ambientes do Restaurante Amazônia em São Paulo

O Tacacá (um caldo com folhas que amortecem a boca e dão uma sensação prazerosa com os camarões secos que o acompanham) que é servido em cuia é o melhor. Apesar de substancioso e delicioso, no norte é mais consumido como entrada ou aperitivo. Realmente muito bom! O ambiente do restaurante também acompanha o clima amazônico e as refeições devem ser acompanhadas de sucos de frutas de sabores incomuns regionalmente e exuberantes, como Cupuaçú e Taperebá.

Tacacá: tem folhas de jambú que amortecem a boca

Enfim, nem sempre o programa de índio do paulista precisa ser estrada cheia, praia cheia, e outras tantas filas. Conhecer culturas, descobrir novas perspectivas sociais e culturais e experimentar delícias típicas pode ser muito divertido e literalmente chamado de programa de índio.

Observação:

São Paulo abriga e costuma reconhecer, respeitar e extrair o que há de melhor de cada cultura inserida neste centro de trocas de experiências mundial. Tenho certeza de que estes indígenas poderiam ser melhores orientados e desta interação com as inventivas pessoas de São Paulo, resultassem em inovações e releituras gastronômicas, culturais, de design e de moda. Muitos eventos internacionais estão previstos para o Brasil, incluindo a cidade de São Paulo, e sabemos do interesse de povos estrangeiros em interagir com Terra Brazilis. Definitivamente, este povo que já foi de 1 milhão de habitantes na época da colonização merece uma chance de participar de um novo Brasil, de pré-sal, de Copa do Mundo e de Olímpíadas de uma maneira mais inclusiva! Que os indígenas de São Paulo façam parte deste momento histórico.


           
Brinquedo de indio
Criança adora salgadinhos





Oca atual


Serviço:

Restaurante Amazônia
Rua  Rua Rui Barbosa, n º 206 - Bela Vista - São Paulo - SP
Fone: 9121-6196 e 3142-9264
restauranteamazonia.wordpress.com


Aldeias - APA Capivari - Monos

Acesso  Zona Sul (Av. Teotônio Vilela), 
ou pela Rodovia dos Imigrantes (saída 39) - Sentido São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.