Da mesma família das bromélias, os caraguatás deram nome à cidade de Caraguatatuba, devido à grande quantidade da planta nas matas da Serra do Mar. Também são conhecidos como gravatá.
Estas espécies têm função imprescindível na natureza, pois abrigam uma fauna grande em sua estrutura, além de servir de abrigo e proteção para jacarés, cobras, tatus, porcos do mato e outros animais. Por reter água em seu formato, formam verdadeiros pântanos aéreos nas árvores, levando animais que geralmente vivem nas lagoas e rios a morarem a trinta metros de altura. Como levam um pouco do chão para cima das árvores, os caraguatás literalmente viraram a floresta de ponta cabeça. Na Mata Atlântica elas servem de ponte entre o planalto e as baixadas litorâneas e algumas árvores podem ter até 500 caraguatás em seus galhos!
As fibras contidas em suas folhas já foram usadas como tecido e de seus frutos é feito um xarope contra tosse, gripe e pneumonia. Na verdade o fruto desta planta era muito consumido por índios do cerrado.
Mas o lado perigoso destas plantas, além dos espinhos de suas folhas, é a incrível capacidade de abrigar insetos que podem transmitir doenças como dengue e malária.
Portanto, lugar de caraguatá é na mata, onde é peça fundamental do ecossistema.
2 comentários:
QUERO CAMINHAR NA RODA DE FOGO E ME LIVRAR DO DESFIO!
LINDA!
JU, VAI COMO ANONIMA...
NÃO SEI FAZER DIREITO!
Lindo tudo, Ju!
Que massa. To, literalmente, viajando vendo suas fotos e postagens.
Amo vc, amiga.
Postar um comentário
Siga-nos e Descubra muito mais.