Share |

Sertão do Seridó


Esta região formada por rochas, trilhas, rios, açudes, tanques naturais e vegetações rasteiras, sítios arqueológicos, suas inscrições rupestres e as mais belas paisagens inspirou um dos maiores escritores brasileiros.

"A beleza aqui é como se a gente a bebesse, em copo, taça, longos, preciosos goles servida por Deus. É de pensar que também há um direito à beleza, que dar beleza a quem tem fome de beleza é também um dever cristão", disse o escritor Guimarães Rosa, sobre o sertão, na obra-prima "Grande Sertão: Veredas".
Proveniente da língua dos Tapuias, “ceri-toh” que quer dizer pouca folhagem e pouca sombra, ou proveniente dos judeus, para quem “serid” significa sobrevivente, o Seridó é uma das áreas mais árida do país encravada entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte. A região comporta 54 municípios e tem sua vegetação composta de caatinga subdesértica, um bioma único no mundo, exclusivo brasileiro e a mais seca do estado.

Os principais personagens desta paisagem são os vaqueiros cobertos de roupas de couro para não serem arranhados pelos espinhos e galhos secos da vegetação local. Uma das principais atividades destes cavaleiros é a pega do boi, já tradicional na cidade de Currais Novos, onde será realizado o Workshop de Fotografia. Vaqueiros corajosos, que varam a espinhosa vegetação da caatinga em suas roupas-de-couro, em desabaladas carreiras, na "pega" do boi bravo.

Serviço:

Info: (11) 3419-7919 ou (11) 7141-1010
julianabruder@olharturistico.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.