Share |

Gonçalves - Hospitaleira e com gastronomia invejável


O caminho para esta pequena cidade da Serra da Mantiqueira já é uma atração. A estrada recomendada no inverno é a Rod. Fernão Dias com acesso por Cambuí. São 22 kms de estrada de terra, mas o solo mais seco desta época favorece o trafego até mesmo de veículos de passeio.

A paisagem da entrada da Mantiqueira remete a um ar interiorano, de certa forma,  prazeroso de dirigir. São paisagens belíssimas de montanhas e estradinhas bucólicas, em meio a uma floresta de araucárias. Certamente uma cobertura significante de uma mata que já chegou a ser muito maior, desde o sul do país.

Já em Gonçalves, aos sábados pelas manhãs, funciona a Feira de Orgânicos, com farta oferta e variedade de verduras e legumes frescos e sem agrotóxicos. 
Estamos em uma cidade que valoriza seu meio ambiente e a qualidade de vida. O local da feira é de fácil acesso e estacionamento, onde também funciona um café muito gostoso, feito de uma maneira que realça o sabor do pó.  No balcão de madeira também são oferecidos bolos e pães de queijo.

O município tem menos de 5.000 habitantes recebem turistas principalmente de São Paulo, tem clima subtropical de altitude, o que favorece altas temperaturas no verão e baixas no inverno. Aqui é possível encontrar geadas e frio que atinge temperaturas negativas.

Uma boa maneira de se situar na região montanhosa é subindo a Pedra do Forno a quase 2.000 metros de altitude. O carro fica estacionado no Restaurante do Zé do Ovídio, muito agradável por sinal. A trilha dos 2 kms finais é um pouco íngreme, mas o visual vale a pena. Pode-se avistar a região toda em 360 graus, incluindo a Pedra do Baú já em São Bento do Sapucaí.



Se a preferência for por passeios de carro, para apreciar vales profundos e encostas de montanhas, a Serra da Balança é o passeio certo. A Serra fica no caminho para São Bento do Sapucaí e do lado de Gonçalves já proporciona visual deslumbrante. Trata-se de um antigo caminho de Tropeiros que se transformou numa estrada de muita beleza. 


     

Para chegar lá se atravessa o Bairro dos Venâncios, com casas típicas mineiras e algumas feitas de pau-a-pique com mais de 100 anos. A paisagem que remete há muito tempo atrás, sem nenhuma interferência contemporânea proporciona uma ótima oportunidade para fotos.


      

Alguns passeios devem ser feitos de 4x4, ou todos, se preferir economizar seu veiculo. A Tribo da Montanha localizada no centro da cidade pode lhe ajudar com dicas de passeios e trilhas 4x4 com visões mais aprofundadas da paisagem.

Além de vários picos e montanhas, a região detém várias cachoeiras de grande beleza e bom acesso para os visitantes. Um bom exemplo é a Cachoeira do Cruzeiro, próxima do Centro, com trilha leve a partir de um quiosque onde se estaciona o carro. Este local fica anexo à Pousada Trem das Cores. O caminho de aproximadamente 1.000 mts. passa por outras quedas e poços para banhos. A trilha é fácil e de muita beleza e interação com o rio e as pedras. Mas as águas são geladas, principalmente durante o inverno.




Além destes atrativos, várias outras cachoeiras e picos podem ser visitados na cidade e região.



Gastronomia


A natureza de Gonçalves disputa com a gastronomia qual a maior atração da cidade. São muitos os restaurantes de chefs e famílias da região. As cozinhas são diversas, com oferta de comida brasileira, mineira, internacional e de vanguarda.

Como as águas são geladas e o clima incentiva, algumas espécies de peixes são favorecidas, como a truta. Indicamos o Trutário Lago Azul, onde se pode acompanhar a cultura de trutas em seus vários estágios de crescimento. O processo é 100% natural e isso se traduz no sabor do peixe. O local dispõe de restaurante especializado em? Trutas, claro, comandado por Dona Maria. 




Quem cuida do trutário é o Sr. Aldair que explica aos visitantes todas as etapas do cultivo das trutas, desde a desova até a engorda e o uso culinário deste peixe de carne branca e macia.
No restaurante, localizado de frente para um belo lago com paturis que visitam o local somente na época do inverno, o pequeno e aconchegante salão com lareira é perfeito para apreciar o sabor diferenciado de um peixe tão saboroso, com a certeza de sua procedência desde sua concepção.


O cardápio inicia com a oferta de uma entrada inusitada e surpreendente, o Sashimi de Truta. O peixe dispõe de boa consistência e sabor mesmo em estado não cozido. Acompanha molho de soja e wasabi. Você vai se surpreender. Mas as formas de trabalhar o peixe estão espalhadas por todo o menu. Outra entrada curiosa é a Casquinha de truta que pode ser de truta fresca ou defumada. Apesar da sensível diferença de sabores, as duas são recomendáveis.




Uma opção para o tempo frio é o prato de época, composto de Filé de Truta com Molho de Pinhão. Este prato é servido até o dia 10 de agosto, quando alguns dos ingredientes já não estão mais disponíveis na região. O prato mais pedido da casa é o Filé de Truta com Molho de Amêndoas. Mas Dona Maria já está desenvolvendo a Truta na Moranga e o Strogonoff de Trutas. Importante ressaltar que aqui se vai para comer trutas, pois não são servidos outros pratos no restaurante.

   

São pratos realmente diferenciados, feitos com muito carinho e servido pela própria família. Este restaurante é um exemplo do empreendedorismo, vontade, hospitalidade e competência. Muito recomendado.

Para degustar a cozinha internacional, recomenda-se o estrelado Le Gourmet Bistrot localizado em frente a cachoeira do Simão, por trás de pequena faixa de mata. Se pode ouvir as águas das mesas e o visual da natureza invade o restaurante. Do salão envidraçado, com uma lareira central pode-se acompanhar a movimentação dos jovens chefs “gêmeos” Juliano e Fernando, que apesar da pouca idade já detêm prêmios internacionais. Com carreiras bem conduzidas iniciadas com o Chef Laurent, eles são formados em cozinha brasileira, experiência na cozinha francesa e pós-graduação em cozinha espanhola.


   

Depois de operar em Arraial D’Ajuda na Bahia durante anos, o Le Gourmet Bistrot veio para as serras verdes do sul de Minas oferecer todo o talento destes jovens chefs brasileiros.

A entrada mais pedida é a Frigideira (salteado de cogumelos frescos tipo Paris e Portobello com tomates cereja). A entrada é servida com cesta de pães feitos na casa. São massas diferentes, leves e os pães chegam quentinhos à mesa. Os itens mais destacados do menu são indicados por Beth, a mãe dos jovens chefs, que aborda os clientes em cada mesa para se certificar de eles tenham o maior prazer durante sua refeição.


Um dos pratos mais originais do menu é o Ravioli de Urucum do Cerrado, recheado de Ragout de Marreco, Molho Bechamel, alho porró e cogumelos. Trata-se de comida artesanal, delicada e degustativa.

Como a preferência por trutas na região é grande, os gêmeos desenvolveram uma viagem por sabores no Filé de Truta com molho de tangerina, pimenta rosa, batata assada, acompanhado de arrozes Basmati e Selvagem com amêndoas. Sofisticado e balanceado.


    
  
Para adoçar o paladar, a sobremesa Montecchio e Capuleto traz Profiteroles recheados de sorvete de queijo minas sobre calda de goiaba. Bonito e delicioso.

À noite, o salão intimista é um oásis em meio ao frio intenso da montanha. Um restaurante imperdível para quem vai a Gonçalves.







Para almoçar, a opção mágica da cidade vai para o Restaurante Kitanda Brasil. O talento e simpatia de Tânea Romão conquistam os visitantes desde a recepção. Aqui almoçar significa passar a tarde num quintal dos sonhos, com mesas ao ar livre coberta por arvores frondosas o suficiente para deixar o ambiente natural, fresco e aconchegante.

O cardápio consiste em menu degustação com elementos frescos e de qualidade disponíveis a cada semana. Atualmente Tanea proporciona uma viagem pelo estado de Minas Gerais, garimpando sabores e elementos da cultura mineira.

O ritual consiste numa seqüência de delicias trazidas pausadamente e com apresentação previa das agradáveis garçonetes:


Pão muito macio servido com manteigas de vários sabores, como manga, mel e maracujá, além e frutas vermelhas com cachaça.

Bolinho de Arroz com Queijo Meia Cura derretido e Torresmo que acompanha Creme de Maracujá, Geléia de Amoras Negras, Cupuaçu com Pimenta e Chutney de Manga.

Capeleti recheado de Queijo Meia Cura e Pimenta Biquinho



Creme de Abóbora com Frango e Coco

Cuscuz de Canjiquinha com Geléia de Abacaxi com Pimenta e Torresmo

Sopa de Beterraba com Gengibre, Castanha de Caju e Queijo Cremoso

Bolinho de Tapioca com Chocolate com Pimenta e Biscoito de Polvilho com Queijo Canastra


                      

E assim segue a refeição como uma seqüência compassada de novidades, aromas e cores...

Salada com Molho de Framboesa com Pimenta Rosa, Ovos de Codorna e Azeitona Preta
Frango com Quiabo, Purê de Mandioquinha com Chá Defumado, Couve e Batata Doce com Geléia de Pimenta

Arroz, Feijão e Polenta com Queijo Gorgonzola
        

Enfim a sobremesa!


Sopa de Queijo Minas com Doce de Leite, Flor de Alfazema, Açúcar e Canela

O café vem à mesa para que o visitante coe o seu próprio pó, deixando-o mais forte ou fraco.


Na saída fica um armário cheio de potes de conservas, fruto das pesquisas de Tânea em ingredientes brasileiros. Realmente uma experiência diferente que traz a cultura culinária mineira sob ponto de vista sofisticado, criativo e magicamente saboroso!

  


O estabelecimento com cara de Bar e Boteco da cidade é o Janela com Tramelas. Costuma ter shows ao vivo em seu pequeno palco durante as noites de sexta e sábado. Conta com salão com decoração colorida, bar iluminado e telão para transmissão de shows internacionais e Tv a cabo. Pratica cozinha brasileira, porem à noite, a pedida são os petiscos que nunca deixam o cardápio.


    


O “Borná do Mineiro” consiste em Caldinho de Feijão, Torresminho, Lingüiça, Pastelzinho de Angu, Pão de Torresmo, Queijo Minas e Pão de Queijo sobre réchaud para manter aquecido.

Acompanha vinho, por ter fortes sabores. A pedida é 100% Malbec  Mitus, safra 2009.

Para sobremesa os imperdíveis Doces de tachos que são feitos na casa, como Mamão Verde, Goiaba, Abóbora e Doce de Leite.


  

O cardápio dos pratos principais da culinária brasileira, muda a cada seis meses e representam cada região do país. O restaurante também tem a vantagem de estar no centro da cidade.

Mas nem só de inovações culinárias vive a Gastronomia de Gonçalves. O Restaurante da Vilma próximo ao Bairro dos Venâncios oferece um prato centenário em seu fogão à lenha. Este restaurante representa a cozinha local de tradição, portanto situado em uma propriedade com cara de fazenda, cercado de hortas, cavalos, galinhas, vacas...


  

O prato mais característico desta região é o Porco na Lata. Esta iguaria foi passada de geração para geração desde sempre na família de Dona Vilma. Por se tratar de um prato de influencia portuguesa, presume-se que vem de longe esta tradição, que aqui é bem mineira.

O Porco na Lata é assim conhecido por passar por processo de cozimento, conservação e armazenamento em sua própria banha. Este processo é capaz de manter a carne durante longos períodos e retira o excesso de gordura.


Quando disposta no fogão à lenha, o pernil está sequinho e macio como poucos encontrados. Muitos dos pernis encontrados na cidade de São Paulo deveriam seguir este processo, pois realmente este prato provoca sensação de carne leve.


  

O fogão também dispõe de Tutú à Mineira, Couve, Farofa, Batata Doce e outros pratos típicos.
Vale a pena conhecer esta culinária antiga e preservada de forma a manter o sabor que conquista os mineiros há séculos.

Antes de deixar a cidade, passe no Café com Verso. Um lugar com café gostoso, bons salgados, salas de leitura e loja de livros e DVDs. Se não tiver pressa, sente-se em uma mesa do andar superior, próxima da janela, aprecie a natureza exuberante em volta, enquanto toma um café e folheia livros dos mais variados títulos, com destaque para gastronomia.


    



Hospedagem


A hospedagem indicada é a Pousada Riacho das Pedras, localizada no Centro e que oferece conforto, energia solar, café da manhã e chá da tarde. Além de Tvs e vídeos nos quartos há uma lareira por acomodação e equipamentos de cozinha, como microondas e frigobar e utensílios domésticos.  


O Café da Manhã é servido no salão do ultimo andar a pousada, de frente para uma vista tranquila e natural e aquecido em fogão a lenha.

O atendimento é excelente e personalizado desde os proprietários as simpáticas moças do café da manhã. 


  

Outro diferencial da pousada é a preocupação de disponibilizar uma suíte para Portadores de Necessidades Especiais, com equipamentos de ultima geração afim de proporcionar conforto aos visitantes. Exemplo é o aparelho telefônico para deficientes auditivos de ultima geração.  


       



Compras


Encontram-se pela cidade varias lojas de artesanato e artes em materiais alternativos. A principal surpresa é a loja A Senhora das Especiarias, com mais de 400 tipos de conservas, molhos e cremes para degustar e cozinhar.
          
     


A Senhora das Especiarias

Geléias Exóticas
Chutneys
Conservas
Temperos
Gourmet
e mais...

    


Oficina de Tramas
Virginia Pinto Coelho produz arte a partir de trabalhos com vários assentamentos pelo país. Material de muita qualidade, que segunda a artista plástica, já resolveu problemas de reciclagem 
em alguns municípios.
    


Trem das Artes
Produção de toda uma família, além de produtos de artesãos e artistas locais


Papegila
Arte feita de papel e argila


Serviços
A Senhora das Especiarias
R. Capitão Antônio Carlos, nº 195 - Centro - Gonçalves - MG
Fone: (35) 3654-1450 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 3654-1450      end_of_the_skype_highlighting
www.asenhoradasespeciarias.com.br

Café com Verso
Pça. Monsenhor Dutra, nº 246 - Centro - Gonçalves - MG
Fone: (35) 3654-1241 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 3654-1241      end_of_the_skype_highlighting
www.cafecomverso.com

Janela com Tramelas
R.Coronel João Vieira,  nº 65  - Centro - Gonçalves - MG
Fone:
(35) 3654-1259 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 3654-1259      end_of_the_skype_highlighting
www.janelascomtramela.com.br

Kitanda Brasil
R. Antônio Caetano Rosa nº 217 - Centro - Gonçalves - MG
Fone: (35) 3654-1417 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 3654-1417      end_of_the_skype_highlighting
kitanda-quitandasequitutes.blogspot.com

Le Gourmet Bistrot
Estrada dos Venâncios, nº 10 - Cachoeira do Simão
Bairro dos Venâncios - Gonçalves - MG
Fone: (35) 3654-1240 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 3654-1240      end_of_the_skype_highlighting
www.legourmetbistrot.com.br

Oficina de Tramas
R. Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto - Gonçalves - MG
Fone: (35) 3654-1197 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 3654-1197      end_of_the_skype_highlighting
www.oficinadetramas.com.br

Papegilla
Fone: (35) 3654-1466 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 3654-1466      end_of_the_skype_highlighting
papegilla.blogspot.com

Pousada Riacho das Pedras
R. João Carlos da Silva, nº 370
 - Centro - Gonçalves - MGFone: (35) 3654-1343 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 3654-1343      end_of_the_skype_highlighting
www.pousadariachodaspedras.com.br

Restaurante da Vilma
Bairro dos Venâncios - Gonçalves - MG
Fone: (35) 9837-0896 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 9837-0896      end_of_the_skype_highlighting

Trem das Artes
R. Capitão Antônio Carlos, nº 205 - Centro - Gonçalves - MG
http://tremdasartesgoncalves.blogspot.com

Trutário Lago Azul
Estrada Sertão do Cantagalo, Km 13 - Bairro Monte Azul - Gonçalves - MG
Fone: (35) 9982-5498 begin_of_the_skype_highlighting            (35) 9982-5498      end_of_the_skype_highlighting
pousadalagoazul.blogspot.com



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.