Share |

Almoço no Museu com exposição

Almoçar a negócios ou com amigos pode ter um toque cultural na capital paulista.


A pedida é o Museu da Casa Brasileira, onde está em exibição até o dia 3 de julho a exposição  “Arquitetura de Madeira para o Século 21”. O almoço fica ali mesmo no restaurante Quinta do Museu.

O MCB tem 41 anos de atuação e desde 1972 ocupa prédio neoclássico com influencias do século XVI e que reproduz as linhas do Palácio Imperial de Petrópolis no bairro do Itaim, além de já ter sido antiga residência do prefeito Fábio Prado.  Na época em que Fábio fora prefeito (1934 a 1938) as elites paulistanas estavam deixando os bairros mais antigos como Campos Elíseos e Luz em direção a os bairros jardins, mais planejados.


Em uma das alas do prédio está instalado o agradável restaurante Quinta do Museu, que oferece gastronomia brasileira que muda todos os dias da semana e pratos variados em seu menu.
    
Na entrada do restaurante há uma livraria especializada em design e móveis, uma cafeteria com um visual temático do museu e o pátio do restaurante, onde ficam as mesas de frente para um jardim de 6.000 m2.  Frequentado por executivos da região durante a semana, recebe famílias aos sábados e domingos.

     

Interessante notar que este restaurante não pode trabalhar com itens como gorduras e frituras. Como sugestão de pratos executivos está o Frango Marroquino, feito com canela, mel, gengibre e cominho, acompanhado do saboroso Chutney de Tomate e Arroz Mulanje de 7 Grãos. Muito aroma exótico neste prato com sabores orientais variados e coloridos.


Outra opção é Lagarto Assado com Molho de Ameixas, Cuscuz de Frutas Secas e Arroz.
O macio Lagarto agridoce acompanha bem o cuscuz úmido, porém crocante.


A exposição sobre a Arquitetura em madeira, está na outra ala do prédio, assim como o acero permanente. Não são visitas que demandam muito tempo, mas contem informações muito interessantes do ponto de vista do conhecimento e da aplicação do mesmo na vida pratica.

Na área permanente o museu abriga uma coleção de mobiliário e objetos de design utilizados em casas brasileiras do séc. XVI ao séc. XXI. Exemplo é a Cama Patente, que foi um dos primeiros móveis em série do Brasil.

      

Na sala dedicada a arquitetura de madeira, pode-se notar por meio de telas, peças e projetos, que a aplicação da madeira na construção, pode ser mais sustentável do que outros materiais. Por ser um material muito versátil, são apresentadas vantagens de composição, durabilidade e design utilizando madeira na construção.

Tijolos de madeira, adaptações com tratamento do material, características térmicas da madeira e projetos de prédios consagrados no Brasil e exterior, com maquetes representativas, fotos e textos.

Sem dúvida, uma oportunidade diferente de conhecer melhor este material, sempre de procedência registrada e de espécies renováveis.
   
Serviço:

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705
São Paulo, SP
Fone - 55-11-3032.3727 / 2564
   
Restaurante Quinta do Museu
http://www.quintadomuseu.com.br/
Fone - 55-11-3031.0005




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.