Share |

Bahia, o destino predileto dos brasileiros

Vista da Cidade Baixa

Escolhida pelos turistas como destino turístico número um, a Bahia comporta uma série de postagens especiais, sobre algumas das principais cidades e regiões turísticas do estado. A porta de entrada deste eldorado turístico é a sua capital, Salvador.

Especialmente composta de elementos afros, esta capital, a primeira do Brasil, oferece um extenso cardápio de atrações que merecem um roteiro bem pensado para extrair o melhor de uma visita à cidade.

O tradicional continua atual em termos turísticos na cidade, portanto uma visita de mais de um dia ao Pelourinho e locais históricos proporciona uma melhor exploração das principais atrações. Somente o caminhar pelas ladeiras do centro histórico já vale a viagem, pois demonstra uma urbanização centenária; é como um museu a céu aberto.  É chamado de Centro Cultural do Mundo pela Unesco que certificou Salvador como Patrimônio da Humanidade.


Esta é cidade com maior número de descendentes africanos no mundo, portanto, centro da cultura afro-brasileira. Isto se traduz em arte, as pessoas nas ruas, gastronomia e locais da cidade. Certamente, uma experiência única, um destino singular. A mistura das religiosidades é evidente, assim como a presença de várias culturas e costumes.


No Pelourinho notadamente encontram-se muitos locais a serem visitados.  Mas como Salvador é Cidade Alta e Cidade Baixa, os locais mais importantes encontram-se também em  outras regiões.

O Mercado Modelo, na Cidade Baixa tem 263 lojas que vendem artesanatos e lembranças da cidade. Além de opções de restaurantes que oferecem bonitas vistas do píer e da baia, existe um museu no subterrâneo, onde ficavam os escravos quando chegavam via marítima no Brasil Colônia.


Uma das construções avistáveis do Mercado Modelo é o Forte de São Marcelo, que também comporta um museu e pode ser visitado via embarcação específica.


De lá, a cidade é ainda mais empolgante. Este passeio representa conhecimento cultural e apreciação visual diferenciadas.


Um dos marcos arquitetônicos é o Elevador Lacerda. Ele leva os visitantes à Cidade Alta com vista para o mar.


Uma vez lá em cima, conheça o Pelô de ônibus Double Deck. Estes ônibus são interessantes em dias de pouco sol. Mas se preferir, passear a pé é a melhor opção para quem quer detalhes histórico – culturais da cidade. Existem bares e lojas, além das intermináveis igrejas e museus.

A Igreja de São Francisco, com suas toneladas em ouro, a belíssima vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o museu, deveriam ser incluídos na lista de prioridades da visita. É considerada uma das mais belas e significativas expressões do barroco português no Mundo.

Igreja de São Francisco - obra - prima da arte sacra baiana
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, indicada como uma das 7 maravilhas do Brasil

 Conheça também a Igreja do Carmo, com seus túneis de até 8 km, por onde só os escravos caminhavam. Procure a entrada da cripta ao lado da igreja.


 Se estiver à procura de um local cinematográfico, vá à igreja que serviu de cenário de “O Pagador de Promessas”. Suba as mesmas escadas que Leonardo Vilar usou nas cenas centrais do clássico do cinema brasileiro.


As ruas e ladeiras exibem a arte afro brasileria, pinturas Naif, e restaurantes típicos.
E por falar em restaurantes...
Embora seja conveniente a moderação, além do acarajé, encontrado em vários locais, a gastronomia baiana convida para uma viagem de descoberta de cores e sabores. Um dos locais onde se pode conhecer vários pratos da culinária local é o Restaurante do Senac, também no Pelourinho, ou o acarajé do Rio Vermelho (melhor no horário noturno).

Restaurante do Senac

Não deixe de provar o Cravinho, bebida alcoólica local de grande variedade de sabores. No Pelourinho, em frente à Igreja de São Francisco existe um bar tradicional chamado O Cravinho Bar, que serve a bebida em misturas prá lá de instigastes.






Além do Pelourinho, as atrações mais tradicionais da cidade são a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, cuja lavagem da escadaria é dia 15/01. Vá buscar sua fitinha, muito usada pelos fiéis.



 Embora Salvador não tenha seu maior atrativo nas praias, a famosa Praia de Itapoã, imortalizada pela Bossa Nova, proporciona uma vista pitoresca de seu farol.

Passar uma tarde em Itapoã ...

 e o bem cuidado Jardim Zoológico Municipal.

O Zoo Salvador aproxima os animais dos visitantes



Próxima parada, Morro de São Paulo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.