Share |

Tradição de vanguarda na Capital


Em épocas marcantes como esta, em que o Parque do Ibirapuera se transforma em um centro mundial da arte, um portal para a contemporaneidade das criações artísticas no mundo, entende-se ser São Paulo um dos grandes destinos turísticos a se visitar. Tanto para moradores, como visitantes, a megalópole comporta eventos, restaurantes, lugares, parques, construções e urbanismo singulares. 



No período da Bienal vale realmente a pena investir neste turismo de cidade grande, aproveitar para passear pelo parque e sentir o colorido das árvores frondosas e suas flores multicoloridas, combinando com pessoas relaxadas e em contato com a natureza ao mesmo tempo em que interagem com arte. 

Este detalhe faz toda a diferença. No pavilhão desenhado por Oscar Niemeyer encontra-se o museu fundado por Ciccillo Matarazzo. Esta é a 29 edição da Bienal de São Paulo que acontece desde 1951. Uma tradução da ebulição cultural da cidade, oportunidade de conhecer e interagir com obras de diversos artistas do Brasil e do mundo e de diversas vertentes artísticas. 

São 33 mil m2 de impacto visual, não só das obras, mas também do prédio. Fantástica obra do maior nome da arquitetura moderna mundial em homenagem aos 400 anos da capital. Nesse mesmo período de grande inspiração ainda projetou para São Paulo o Edifício Copan e construiu sua própria casa no Rio de Janeiro, a Casa das Canoas. 

Este ano a Bienal está ancorada na idéia de que é impossível separar arte da política. Uma boa dica é participar de uma visita monitorada. A Bienal acontece sempre com um tema central e as informações oferecidas pelos monitores podem ajudar a compreender um pouco as formas de interagir com as obras. Algumas obras interagem com o local e são conhecidas como de sítio específico (uma delas foi instalada no vão central do pavilhão), outras oferecem espaço de descanso, observação, leitura, mas acima de tudo de um tempo de reflexão. 

   

A mostra pode ser fotografada (sem flash), permitindo registrar suas maiores impressões de um ponto de vista bastante pessoal. A Bienal acontece até 12 de dezembro. 

Como são três pavimentos a serem visitados, andar pela Bienal pode dar fome e o Parque está em uma região rica de opções gastronômicas. Em Moema encontra-se uma também tradicional atração, porém culinária da cidade: as Noviças. Durante os últimos 36 anos, esta casa (de endereço novo – Al. Aicás, 1573) oferece o que há de melhor em Café Colonial, sempre servido por noviças muito gentis que incessantemente circulam pelos salões. Uma experiência literalmente agradável. 


O ritual inicia com cesta de pães e geléias, salgados feitos na hora, café, chás e sucos ao som de música sacra e cantos gregorianos. O clima é de pura degustação com destaque para a Quiche de Escarola e a Torta de Palmito. Os doces, também em grande variedade são deliciosos. Destaques para o Pavê Crocante e os Mouses de Abacaxi e Chocolate! 



Programa Cult, básico! Divirtam-se!

Links



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos e Descubra muito mais.